Conheça as contribuições da OPESG para a Agenda 2030 e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Organização das Nações Unidas (ONU) propôs em 2015 aos seus países integrantes, a construção e implementação de políticas públicas em prol da Agenda 2030 e do desenvolvimento sustentável.
A Agenda 2030 possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com 169 metas a serem alcançadas até o ano 2030, que são integrados nas dimensões Econômica, Social e Ambiental, como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, setor privado e sociedade civil na jornada coletiva para o desenvolvimento sustentável nos pilares Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Levando em conta as condições do planeta e sem comprometer as próximas gerações.
Conheça os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Erradicação da Pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia limpa e acessível
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção sustentáveis
- Ação contra a mudança global no clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
Aqui, descrevemos informações sobre as atividades da OPESG em consonância com os O.D.S, de forma a promover a cultura sócio ambiental como importante informação ao desenvolvimento humano, econômico e sustentável.
Rede de Organizações da AOPESG
Desde 2012, quando a OPESG foi constituída juridicamente, as atividades foram coordenadas com o intuito de que a difusão da cultura musical fosse associada a cultura de preservação ambiental. O planejamento estratégico, as parcerias, o repertório utilizado, bem como a prática pedagógica e ações institucionais devem convergir para práticas sustentáveis presente nos O.D.S.
A atuação do projeto em parceria com o Parque Jacques Cousteau e escolas da região oeste da cidade de Belo Horizonte, proporcionou a aproximação do publico alvo infanto-juvenil e a formação de uma rede de música e cidadania onde busca-se difundir, divulgar e promover a consciência presente nos três O.D.S que a OPESG promove diretamente que são numeradas e descritas a seguir: 4 – Educação de qualidade; 10 – Reduzir as desigualdades; 11 Cidades e comunidades sustentáveis;
ONGs buscam cumprir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Como melhorar o mundo sem agredir o meio ambiente? Essa foi a pergunta inspiradora para que a Organização das Nações Unidas (ONU) criasse os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Eles fazem parte da Agenda 2030, plano de ação global criado para erradicar a pobreza e promover qualidade de vida para todos. Levando em conta as condições do planeta e sem comprometer as próximas gerações.
Ao todo, 193 países assumiram o compromisso de envolver governos, empresas e sociedade civil para melhorar o mundo em três pilares: social, econômico e ambiental.
O IDDRI (https://www.iddri.org/en) é uma instituição europeia que realizou estudos sobre o sucesso no cumprimento dos O.D.S e segundo esta instituição, as ONGs são classificadas como atores-chave para tornar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável uma realidade. O estudo avaliou relatórios de organizações alemãs e franceses e estabeleceu quatro principais formas de atuação:
- Responsabilizar governos;
- Comunicar os objetivos do desenvolvimento sustentável para o público;
- Implementar projetos;
- Responsabilizar o setor privado;
Aqui no Brasil, ONGs também são fundamentais para que os 17 objetivos saiam do papel.
Abaixo, você confere os ODS apontados como os mais alinhados com a OPESG.
A atuação da OPESG busca unir todos os stakeholders no processo. Desde a criança de 2 anos na musicalização infantil, colaboradores, família, escola, parque e comunidade.
CONTRIBUÍMOS COM 3 DOS 17 ODS
ODS 4 – Educação de Qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
- Estamos presentes em escolas e famílias com campanhas informativas sobre cultura e meio ambiente.
- Aproximamos a arte da sociedade, por meio de apresentações da Orquestra Parque Escola, workshop em escolas. Organizamos cursos e oficinas para difundir a linguagem musical.
- Aproximamos a cultura musical da proteção e conservação do meio ambiente.
- Consideramos que a educação musical, que é parte da educação formal segundo a BNCC, é essencial para ter acesso a melhores condições de vida. Apoiamos pessoas que não têm acesso à educação para ajudá-las a quebrar o ciclo da pobreza.
- Consideramos que a educação cultural é também lazer, e essencial para ter acesso a melhores condições de vida. Apoiamos pessoas que não têm acesso à educação para ajudá-las a quebrar o ciclo da pobreza.
ODS 10 – Redução das Desigualdades: Garante e promove a igualdade de oportunidades e a inclusão social e econômica, independente de idade, gênero, deficiência, raça, etnia ou religião.
- Apoiamos o desenvolvimento econômico através da profissionalização de nossos alunos a partir da cultura, do estudo da música e da conservação do meio ambiente.
ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: Tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis
- Fomentamos a conscientização sobre cidades saudáveis através da música e da proteção ambiental.
Compartilhe essa ideia. Envie esse artigo para um amigo conhecer nosso projeto.