• contato@orquestrasagradageracao.org

Solte sua “VOZ”, e Junto aos “ÍNDIOS”, Salve o “PLANETA TERRA”

Voz – Manifestação oral, conjunto de sons utilizado para produzir comunicação ou emitir emoções.

Pode-se utilizá-la para usufruir o direito de emitir opinião, reclamar, ameaçar, protestar, suplicar ou garantir a liberdade de expressão a quem não possui a oportunidade de se fazer ouvido.

A Orquestra Parque Escola Sagrada Geração utiliza esse mecanismo, a voz, na sua mais sublime forma de existência, a representação vocal da música, como forma de ensinamento, empoderamento e formação humana e cidadã de crianças, adolescentes e jovens.

Por esses motivos, a voz ganhou uma data para nos lembrarmos da sua importância: 16 de abril, Dia da Voz.

Dia 19 de abril é o Dia do Índio, que deveria se chamar Dia do Indígena (povo originário, ou nativo, de uma região ou localidade), mas como esse povo não tem “voz” suficientemente forte para garantir os seus direitos e exigir o devido respeito, são mais conhecidos como índios.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. O Brasil não aderiu imediatamente a essa decisão, mas, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril de 1943.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio

A Terra também tem o seu dia de homenageada e nada mais justo que o Planeta Terra seja celebrado e reverenciado bem próximo ao Dia do Índio, seu mais nobre defensor.

22 de abril, desde 1970, é lembrado como o Dia da Terra. Essa data vem consolidar o que os verdadeiros donos dela sempre fizeram, tentar dar consciência coletiva a respeito da necessidade de conservação do meio ambiente onde vivemos e do qual estamos inseridos no seu mais alto grau de proximidade.

A Orquestra Parque Escola Sagrada Geração vem celebrar essas três datas de forma bem simbólica, pois, através da música, que tem na voz a sua maior expressão de emoção e comunicação, deseja colaborar na formação das crianças, adolescentes e jovens como cidadãos positivos, através da promoção da cultura musical. Pois a arte, incluindo, e no caso da Orquestra, a música, proporciona que as pessoas sejam mais serenas, tranquilas, concentradas, e por fim mais conscientes e alegres.

Com um espírito em paz, a consciência se eleva, e torna-se possível o despertar do desejo de se viver em um ambiente agradável e saudável, e para que isso aconteça é necessário que preservemos o meio ambiente, ou seja, o planeta em que habitamos.

Neste momento tão turbulento em que a humanidade se encontra, faz-se necessário que busquemos nos mais singelos atos formas de despertar o que há de melhor no ser humano, a vida, para que possamos dar início a uma mudança de paradigma estrutural na relação entre homem, terra, natureza e arte. A Orquestra, com esta celebração tripla, vem demonstrar o seu papel nessa transformação e utiliza-se da música de Beto Guedes, “O Sal da Terra”, para dizer que “vamos precisar de todo mundo, pra banir do mundo a opressão, para construir a vida nova, vamos precisar de muito amor.”