Dia do choro e aniversário de Pixinguinha é comemorado em todo o Brasil
O choro, ou chorinho, como é mais conhecido pelo Brasil, desde os anos 2000 recebeu a data de 23 de abril como um marco para esse estilo. Essa data foi escolhida não por acaso, mas sim para homenagear a maior vertente musical desse estilo, Pixinguinha. O mestre nasceu a 23 de abril de 1897 e nos abrilhantou com sua presença terrestre até janeiro de 1973, quando morreu com 75 anos, no Rio de Janeiro e foi responsável por grandes clássicos como André de sapato novo, Um a zero, Lamentos e Carinhoso.
O Chorinho uma música tipicamente brasileira, nasceu da mistura da música europeia (como a modinha e a valsa) com o batuque dos africanos vindo com os escravizados.
O chorinho ganhou todo gingado e sentimento do africano escravizado e tornado brasileiro, e talvez tenha esse nome por absorver todo o sofrimento, o lamento do negro e traduzido em música a vida sofrida daqueles seres humanos.
Além de Pixinguinha, algumas personalidades importantes do choro são Chiquinha Gonzaga, Paulinho da Viola e Jacob do Bandolim, um dos responsáveis por introduzir o bandolim na Música Popular Brasileira.
A Orquestra Parque Sagrada Geração não poderia deixar de lembrar o aniversário de Pixinguinha e homenagear o estilo por ele aclamado o Chorinho. Para tanto vamos relembrar também do cantor Waldir Azevedo que marcou seu nome no hall dos músicos que elevaram o chorinho ao patamar que alcançou de destaque no Brasil e no mundo. No link abaixo vocês poderão assistir ao Professor Léo Basílio dando uma demonstração do estilo com a música Pedacinho do céu, de Waldir Azevedo.