Quem Somos
O Projeto Orquestra Parque Escola foi idealizado com o intuito de permitir o acesso de crianças e jovens à linguagem musical e promover a democratização dos espaços públicos.
O Projeto nasceu com a característica social de oferecer aulas de teoria e método de instrumento, gratuitamente, direcionado às crianças e jovens.
Entre os anos 2010 a 2019, o músico Hércules Azevedo e o Professor Rodrigo Bolivar investiram na ideia de formar um grupo musical no bairro Palmeiras, região oeste, em Belo Horizonte e se apresentar no Parque Jacques Cousteau e constituir a Orquestra Parque Escola que se tornaria a Orquestra do Parque Jacques Cousteau. Houve, em 2013, uma tentativa de busca de recursos através do Fundo Municipal de Cultura como forma de impulsionar a ideia, mas não tivemos êxito.
No ano de 2014 iniciou-se um trabalho de formação de grupos musicais nas escolas parceiras da região, oferecendo, ao mesmo tempo, local para os ensaios dos grupos e as aulas gratuitas de música. Importante destacar aqui a grande parceria com a Escola Municipal Mestre Ataíde e com o Parque Jacques Cousteau que permitiram o amadurecimento do projeto e sua ampliação. Agradecemos aos grupos gestores destes espaços pela confiança e profissionalismo.
Em 2016 participamos do primeiro encontro nacional Música e Cidadania da FUNART. Em 2018 Fomos reconhecidos e premiados pelo edital “Cê Fraga? (Gabinetona – CÊ FRAGA? é uma chamada pública simplificada para conhecer iniciativas sociais e culturais desenvolvidas em Belo Horizonte. A cada edição, por meio desse processo participativo aberto a todos cidadãos e cidadãs, são mapeadas ações que contribuem para o fortalecimento das lutas populares na cidade (https://gabinetona.org/quais-ferramentas-usamos/ferramenta/consultas-publicas/). No ano de 2019 fomos contemplados pelo Fundo de Cultura da Prefeitura (projeto número 1900/2018) de Belo Horizonte. Finalizamos o projeto do fundo de cultura em 2022, devido a suspensão pandêmica, prestamos contas em 2023 e estamos aprovados nesta pela Fundação Municipal de Cultura pelo cumprimento do projeto e das verbas aplicadas.
Ao final do ano 2023 encerra-se a gestão de Rodrigo Bolivar à frente da presidência e tornando-se junto com Hércules de Azevedo os sócios fundadores do projeto.
Assume a presidência da instituição o ex-aluno Weider Alef, atualmente professor de Violão com formação pela UEMG. Junto a ele na vice-presidência assume o professor de clarineta Lucian que é voluntário do projeto, também com formação pela UEMG.
Para a gestão do período 2024 – 2027 a Orquestra Parque Escola Sagrada Geração contará com 6 Músicos e musicistas profissionais e voluntários que ministram aulas no projeto. Sendo, Uma Professora exclusiva de musicalização infantil, atendendo crianças a partir de 2 anos de idade. Na parte técnica administrativa somos profissionais voluntários distribuídos nas áreas de: Psicologia, Comunicação, T.I, Pedagogia, e um apoio fiscal e jurídico dos nossos parceiros INOVAR e Giordano Bruno Advogados Associados.
Para o próximo triênio, o projeto promoverá atividades como a orquestra didática, a Orquestra do Parque Jacques Cousteau, workshop e várias iniciativas de projetos planejados para divulgar a linguagem musical na comunidade.
Direitos e Deveres dos Alunos da Orquestra
O regulamento de direitos e deveres dos alunos da Orquestra Parque Escola pode ser acessado no link abaixo.
Direitos e Deveres dos Alunos da Orquestra
Governança
A gestão da ORQUESTRA PARQUE ESCOLA é formada pelas diretorias abaixo, eleitas em assembleia Geral, que garantem o funcionamento da organização e a realização da MISSÃO do Projeto ORQUESTRA PARQUE ESCOLA.
Presidente:
Weider Alef Gomes Cardoso
Vice-Presidente e Diretor artístico:Lucian Brandão Braz.
Secretária:
Guilherme Pivoto Porto
Diretora de Educação:
Alice Duarte Torres.
Conselho Fiscal:
Ana Clara Santos Sepúlveda Fantini;
Elmo Sebastião de Paula Gomes;
Jonathan Fernandes Santos;
Merie Gomes;
Flávio Rodrigues Damasceno
Diretoria de Recursos Humanos:
Psicólogo: Jonathan Fernandes Santos
Diretoria de comunicação e Marketing:
Guilherme Pivoto Porto;
Elmo Sebastião de Paula Gomes.
Conselho de Políticas Pedagógicas e Educacionais:
Weider Alef Gomes Cardoso;
Lucian Brandão Braz;
Alice Duarte Torres;
Daphne Fortes Marçal;
Thaís Cardoso
Diretoria de T.I.:
Daniel Fernandes
Sócios Fundadores:
Rodrigo Bolivar dos Santos;