• contato@orquestrasagradageracao.org

Dia da Preservação da Camada de Ozônio.

Pela importância da Camada de Ozônio e da sua preservação foi criado em 16 de setembro de 1987 o Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio. Assinado pelos Países Parte – hoje compostos por 190 nações -, o acordo propôs a diminuição progressiva do uso de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) até que fosse completamente eliminado. O Brasil uniu-se ao acordo em 06 de junho de 1990. Iniciando assim, o combate ao desgaste desta camada.

A camada de ozônio, ou Ozonosfera, é composta pelo gás Ozônio (O3) e fica entre 20 km e 35 km de altura em relação ao nível do mar. A existência desta camada de gás é fundamental para a manutenção do ecossistema terrestre e da vida no nosso planeta, pois o gás é responsável pela filtragem de cerca de 95% dos raios ultravioletas tipo B (UV-B), que são nocivos aos seres vivos.

A formação do Ozônio também é derivada da ação dos raios UV. Os radiação do Sol quebra as moléculas de gás Oxigênio (O₂), formando dois átomos de Oxigênio (O). A mesma radiação é responsável por juntar esse átomo com o gás Oxigênio, formando assim, novas moléculas de gás Ozônio.

Muito se fala sobre a degradação da camada de Ozônio. As SDOs são poluentes responsáveis pela diminuição da ozonosfera. Algumas dessas substâncias são gases liberados na queima de combustíveis fósseis – o NO, NO₂ e CO₂ -, outras são produtos químicos utilizados na indústria, em refrigeração e propelentes em spray, como o Halon, CTC, CFC, HCFC, e o Brometo de Metila.

No Brasil algumas dessas substâncias tem seu uso proibido:

  • Tetracloreto de carbono (CTC) e Metilclorofórmio estão proibidos desde 2001;
  • Brometo de Metila (de uso agrícola) está proibido desde 2007;
  • Clorofluorocarbonos (CFCs) e Halons estão proibidos desde 2010;

(Embora o Brometo de Metila ainda seja utilizado na indústria agrícola para o tratamento de madeira utilizada em embalagens para commodities)

Preservar a camada de Ozônio é crucial para a manutenção da temperatura global, nos últimos anos, relatórios como o “Scientific Assessment of Ozone Depletion: 2018” apontam para uma leve recuperação gradual da ozonosfera. As previsões são de que a recuperação desta camada estejam completas, caso conseguirmos eliminar os uso de poluentes e preservar o meio ambiente para até 2050 no hemisfério sul e 2060 nos pólos do planeta.

Fontes:

A camada de Ozônio – Ministério do Meio Ambiente

Qual a relação entre a proteção da Camada de Ozônio, Gases Estufa e Aquecimento Global?  – Ministério do Meio Ambiente

O que é camada de ozônio – Diogo Lopes Dias, Brasil Escola

Recuperação da camada de ozônio dá esperança para ação climática, indica relatório – ONU