A data de 14 de junho convencionou-se comemorar o “Dia do Solista”. O Solista é um profissional altamente qualificado que pode ser destaque na execução de certos movimentos no caso da dança ou do esporte, encenando, recitando ou declamando em certas cenas no caso da dramaturgia e entoar ou reproduzir melodias singulares no caso da música.
Um solista pode moldar seus gestos e esforços múltiplos em apresentações de ginástica rítmica ou nado sincronizado, bailar nas pontas dos pés, flutuar como uma pluma e desafiar a física em magistrais saltos que mais parecem um voo intangível de uma ave. Entoar sua voz a ponto de ultrapassar a extensão normal do ser humano, agraciando nossos tímpanos com graciosidade, leveza em graves e agudos que soam melodias mágicas somente alcançadas por certos artistas altamente qualificados como a Prima-dona na ópera.
Ainda há o músico, ou musicista, que com toda sua virtuose nos proporciona, através da íntima relação com seu instrumento, ritmos e melodias envolventes que transcendem a experiência natural da vida e eleva nosso espírito a uma sonora viagem metafísica que extrapola as vivências corporais possíveis.
Nesta data simbólica a Orquestra Parque Escola Sagrada Geração homenageia de forma orgulhosa cada profissional, estudante, aprendiz que faz do nosso projeto uma vivência harmoniosa e reveladora de talentos, não só musicais, mas, humanos que nos deixam orgulhosos e sapientes de que estamos no caminho certo. E de um modo geral parabenizamos cada profissional solista que leva a preciosidade artística a cada canto deste nosso planeta.
Completando a matéria em Homenagem ao Dia do Solista o Maestro Leonardo Neres Basílio produziu um vídeo sobre o tema que você pode conferir acessando o link abaixo: